5 Dicas de como escrever uma peça de Teatro Cristão

5 Dicas de como escrever uma peça de Teatro Cristão

Opa! Tudo bem? Você sabe como escrever a sua própria peça de Teatro Cristão? Eu sei que muita gente tem esse desejo de saber como escrever o roteiro de uma peça de Teatro Evangélico, quais os temas que podem ser abordados, se funciona mais peças de humor ou drama, em qual “época” se passa a história da peça. Ótimo! Se você tem desejo, veio ao lugar certo. Porque eu vou te dar 5 dicas de como escrever uma peça de Teatro Cristão.

Portanto, sem mais enrolação, vamos lá! Afinal, nada melhor do que ser original e escrever a sua própria peça. São dicas rápidas e fáceis.

Dica 1: TEMA DA PEÇA

Vamos começar pelo começo (claro)! Qual o tema que você quer abordar com a peça? O que você quer falar com essa peça? É sobre família, relacionamento, esperança, motivação, educação… Qual a mensagem central da peça que você quer passar? Geralmente, as peças de Teatro Cristão mais famosas e feitas nas igrejas são as de datas comemorativas, do tipo: dia dos pais, dia das mães, dia das crianças, dia do pastor, Natal etc.

Mas quem disse que precisamos nos prender somente a elas? Não é bem por aí! Senta, planeja e pensa: qual vai ser o tema? E começa a desenvolver das ideias. E aí você parte para a segunda dica.

DICA 2: ESTILO DA PEÇA

Depois de sentar sozinho ou em grupo, planejar e desenvolver as ideias até encontrar o tema que quer trabalha na peça. Você vai ter que definir o estilo. Eu gosto muito de trabalhar com humor. Mas isso não é uma obrigação, claro! Pode ser um drama, uma ação, uma pantomima… enfim, não importa. O mais importante mesmo é ter definido o tema e o estilo do Teatro Gospel. A peça sendo realizada com qualidade é o que vai dar resultado no fim das contas.

DICA 3: PÚBLICO-ALVO DA PEÇA

Depois do tema escolhido e do estilo da peça definido, é hora de pensar para quem a peça está sendo feita. É uma peça infantil? É uma peça que vai levar uma mensagem aos jovens cristãos? É uma peça apenas para os adultos? É uma peça que toda a igreja pode assistir? É uma peça exclusiva para casais?

É uma etapa que muitos esquecem, mas muito importante. Porque isso vai te ajudar na hora de escrever a “linguagem” da peça. O Teatro Evangélico é uma ferramenta fundamental para levar a palavra de Deus. Por isso, preocupe-se muito na hora de escrever a mensagem da peça.

DICA 4: “ÉPOCA” DA PEÇA

Tema, estilo e público-alvo… chegamos agora a quarta dica de Teatro Gospel: em qual momento vai ser passar a sua peça? É uma peça de época, contemporânea, futurista, de fantasia… qual? Isso complementa e muito a mensagem. Além de dar um norte na hora de escolher os atores, a maquiagem, o cenário, sonoplastia, iluminação e o figurino.

Viaje nas ideias e faça algo encantador. Ou faça algo simples, mas inesquecível. Não importa! O que importa mesmo é ser original e mandar pra lua as imitações de peças conhecidas de 1999.

DICA 5: ESCREVA A PEÇA

Pronto! Agora chegou o momento da prática, porque Teatro Evangélico é isso. Chega de teoria! Depois de fazer todos os passos que eu já disse. De definir o tema, escolher o estilo, afinar o público-alvo e trabalhar na época da peça, escreva, escreva e escreva! Coloque a mão na massa e pratique. Quer um segredo? Ninguém vai ver e saber as pérolas que você vai pensar e escrever. Afinal, você esta viajando nas ideias apenas com o seu computador ou, talvez, mais umas pessoas.

Não tenha vergonha e nem medo de errar. Mas só comece a trabalhar os ensaios da peça quando tudo estiver redondinho. Afinal, o que estamos aprendendo aqui é justamente dar um fim na mediocridade do Teatro Cristão.

Bom! Espero que essas 5 dicas de como escrever uma peça de Teatro Cristão possam ter te iluminado e ter dado uma luz pras suas inspirações. E viva a arte!

Quer aprender mais sobre Teatro Cristão? Clique no link a seguir. Conteúdos exclusivos: http://bit.ly/TeatroCristaoCriativo

E se você quiser ver essas dicas em vídeo e passar pra sua equipe de teatro, abaixo eu deixo o vídeo do meu canal. Inscreva-se e deixe o seu like!

— CONTATO PROFISSIONAL —

contato@profetirando.com.br

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

TWITTER

Facebook Comments