Como se preparar para o papel no Teatro Cristão Evangélico

Você gosta muito de Teatro Cristão Evangélico, mas não sabe como atuar? Eu separei nesse texto 6 dicas de como se preparar para o papel e como ser um melhor ator ou atriz.

Existem aquelas pessoas que sobem ao palco e logo se destacam e roubam a cena no Teatro Cristão Evangélico.

E você pode ser um desses artistas. Continue lendo para descobrir como se tornar um ótimo ator/atriz e demonstrar emoções fortes para cativar o público.

1 – LEIA O ROTEIRO PELO MENOS 2 VEZES

É muito importante você conhecer a peça por completo, não apenas suas falas e ações.

A função dos atores é dar seguimento para a trama e sua performance não será adequada se você não compreender os temas e as ideias gerais do roteiro. Lembre-se de que Teatro Cristão Evangélico é coisa séria!

Durante a leitura, tente descobrir qual o tema principal do trabalho e como seu personagem se encaixa na história.

Após ler a história inteira, releia suas cenas mais algumas vezes, focando-se no papel e nas falas do personagem.

2 – ELABORE PERGUNTAS E RESPOSTAS-CHAVE SOBRE O PERSONAGEM

É necessário se aprofundar além do que está escrito, pensando no que faz com que o personagem funcione.

O provável é que esse trabalho não fique evidente durante a apresentação, mas esses fatos aparentemente simples o ajudarão a compor o personagem e a descobrir o modo com o qual interpretará.

Confie em seu instinto ou pergunte ao diretor ou autor da peça:

  • Quem sou eu?
  • De onde vim?
  • Por que estou aqui?

3 – CONHEÇA O DESEJO QUE DEFINE O PERSONAGEM

Em praticamente todas as histórias, todos os personagens querem algo, não importa se o desejo é salvar o mundo ou comprar um lanche.

O ator precisa conhecer o desejo e a origem dele para representá-lo com precisão. Todas as ações do personagem dependerão desse desejo.

Powered by Rock Convert
  • Os desejos do personagem podem mudar e você deve captar isso. Tais mudanças quase sempre ocorrem em um momento ou cena importante.
  • Pratique tentando descobrir quais os desejos de seus personagens preferidos.

4 – PRATIQUE AS FALAS ATÉ QUE ELAS SOEM NATURAIS

Nunca pare e pense no que vai falar, seu foco deve estar no modo com o qual vai falar. Para isso, você deve praticar repetir as falas várias vezes sem consultar o roteiro.

Peça que um amigo interprete os outros personagens para que você possa falar os diálogos de modo mais natural.

  • Brinque com as falas conforme as lê. Repita-as de diversos modos, com entonações diferentes, e veja como isso afeta o personagem.
  • Gravar esses ensaios para assistir mais tarde pode ajudá-lo a captar pequenos erros ou descobrir novos modos de recitar as falas.
  • Antes de tentar aperfeiçoar as falas, tente entendê-las. O ideal é saber recitar as palavras antes de tentar melhorá-las.

5 – PERGUNTE A VISÃO QUE O DIRETOR TEM DO PERSONAGEM

Se o papel já é seu, tente conversar com o diretor para descobrir se ele tem alguma visão particular para o personagem.

Explique quais são suas ideias e como elas contribuem para o projeto e ouça o que ele tem a dizer. Lembre-se de que você é uma parte do projeto e que a ideia é complementar o todo.

É necessário receber críticas construtivas sem problemas.

  • Se ainda não conquistou o papel e está indo a um teste, escolha uma direção para o personagem e atenha-se a ela. Não tente dizer o que as pessoas querem ouvir: leia suas anotações e prepare-se de modo natural.

6 – COLOQUE-SE NO LUGAR DO PERSONAGEM

Para fazer um Teatro Cristão de qualidade você precisa estar ciente de que só é possível representar alguém se conseguir entrar na cabeça dessa pessoa.

Por mais que as palavras já estejam escritas, as ações do personagem nem sempre são imutáveis.

Conhecer o personagem o ajudará a improvisar caso você esqueça alguma frase. Entre na mente do personagem e represente-o do melhor modo possível.

  • O “Método” é uma escola de atuação em que o ator se recusa a sair do personagem durante os ensaios. Entre os ensaios, eles permanecem no papel, vivendo dentro do personagem, de modo que consigam sempre representar na frente das câmeras.
  • Encontre as partes do papel que se conectam à você. Alguma vez já passou pela situação que o personagem está passando? Você conhece um pouco sobre esse problema? Encontre algum modo de canalizar isso nos diálogos.

CURSO ONLINE TEATRO CRISTÃO CRIATIVO

Gostou da dica? Quer aprender mais? Eu tenho um curso chamado Teatro Cristão Criativo onde ensino técnicas e estilos de atuação e como fazer um Teatro Cristão com excelência e criatividade.

Feito para quem sonha em começar no Teatro Evangélico e perfeito para quem está desanimado, perdido e não sabe mais o que fazer para apresentar um Teatro Cristão de qualidade.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONHEÇA O CURSO. COMECE HOJE MESMO!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Fonte: WikiHow

Facebook Comments