Por que o Teatro Cristão é medíocre?

Calma, calma! Não me julgue apenas pelo título deste post. Caso queira discordar sobre o que eu tenho pra dizer do Teatro Cristão, peço que leia até o final para entender o que eu estou querendo dizer. Espero que depois dessa leitura, a discussão sobre o assunto possa ficar mais evidente e todos possamos crescer juntos. A minha intenção é ajudar o maior número de pessoas que eu puder.

Teatro secular x Teatro Cristão

Quem já me acompanha aqui sabe da minha história, mas vou resumir rapidinho para você que chegou até aqui por meio apenas deste título polêmico. Me chamo Thiago Matso, tenho 12 anos de carreira como ator e humorista cearense. Trabalho com Teatro Cristão desde os meus 17, quando comecei na igreja.

Mas não via coisas interessantes sendo feitas dentro da igreja e nem me sentia mais atraído pelo Teatro Evangélico. Foi quando eu fui chamado para fazer parte do elenco de uma Cia de Teatro Secular aqui, de Fortaleza. E lá eu aprendi muita coisa. Desde a seriedade e importância dos ensaios, até como montar um espetáculo do zero. Marcação de cena, criação de personagens, empostação de voz, técnicas de improviso etc.

E quando olhei pra trás, percebi que o Teatro Gospel estava ficando esquecido. Dei meia volta e voltei pro teatro da minha igreja. E levei todo o conhecimento que eu aprendi.

Teatro Cristão medíocre

Quando eu me refiro ao Teatro Cristão como algo medíocre, é no sentido literal da palavra. Medíocre vem de médio, coisa mediana, que nem é bom nem ruim… apenas médio. E é isso que eu vejo as igrejas apresentando pelo Brasil. E te pergunto: é isso que você quer apresentar diante de Deus?

Desde o dia que percebi essa diferença gritando entre a qualidade do teatro secular e do Teatro Evangélico, eu levanto essa bandeira de fazermos algo com qualidade. Algo que realmente faça sentido e engrandeça o nome de Deus.

Assim como o teatro secular, no Teatro Gospel estamos levando uma mensagem. Mas temos um grande diferencial que não pode ser esquecido ou negligenciado: a mensagem é a de Cristo e que somente através dele o mundo poderá ser salvo. E aí te pergunto novamente: você quer passar essa mensagem de forma medíocre?

Teatro Cristão não é só pantomima.

Ainda vou me aprofundar mais nisso em um outro post, mas já vou me adiantando porque esse tema pede isso. Chega de só fazer as mesmas coisas no Teatro Gospel. Chega de imitar o Jeová Nissi! Chega da peça Lifehouse! Somos muito mais do que isso! Você e seu grupo é muito mais do que isso! Eu acredito nisso, basta apenas vocês acreditarem também!

Fujam do mesmo! Invistam em ótimos figurinos, em maravilhosos cenários, em qualificação de atores, em sonoplastias que levem o público a outro universo. Emocionem, encantem, façam o público rir, mas não se esqueçam que no Teatro Cristão tudo isso deve ser feito com qualidade e um único propósito: levar a mensagem de Cristo para as pessoas.

Eu vou te ajudar! Aqui neste blog tem muitos textos que podem te abrir a mente e te inspirar. Não deixe de ler o que eu já postei por aqui. Tem o instagram do Teatro Cristão Criativo também se você quiser me mandar alguma mensagem. Se inscreva no canal também! Os links estão todos abaixo!

E viva a arte!

Facebook Comments