TEATRO CRISTÃO | 10 Dicas de como ATUAR MELHOR

E aí, Artistas, tudo bem com vocês? Meu nome é Thiago Matso. Sejam bem-vindos ao Teatro Cristão Criativo. Hoje eu quero conversar com vocês e passar algumas dicas de como atuar melhor. Vamos lá?!

1. RELAXE

Grandes atores levam carreiras inteiras para aprender a relaxar os músculos em seus rostos e em seus corpos à vontade. O nervosismo tornará sua voz soar trêmula e fraca, e seus movimentos se tornarão confusos e nada atraentes. Para evitar tal situação, é essencial permanecer o mais relaxado possível. Mesmo uma cena altamente dramática exige calma e concentração controladas pelo ator. Então, atue dramatizando, mas continue calmo e não se exceda. 

2. TENHA FOCO DURANTE A PEÇA

Mantenha-se concentrado no momento e jamais olhe para o nada. Não perca a sua atenção durante a peça e tenha foco no que está fazendo. A plateia certamente notará que você está viajando, e isso distrai muito. Manter-se no momento permite que você permaneça no personagem, aumentando sua credibilidade e a da peça em si. Então, não tente ficar brincando com suas roupas ou usar quaisquer outros maneirismos nervosos. Apenas foque em algum ponto do teatro caso esteja tenso.

3. ENTRE COMPLETAMENTE NO SEU PAPEL

Esqueça estar fingindo e tente se tornar o personagem. Visualize como ele reage à vida, como se veste, caminha, pensa e conversa com os outros. Não tenha medo de agir como outro. Baseie-se nessas visualizações enquanto atua e permaneça em tal estado mental. Será um esforço fingir estar triste; ficar triste é melhor para a atuação. Não tente agir como o personagem – prefira ser o personagem. 

4. DICÇÃO E EXPRESSÕES CORPORAIS E FACIAIS

Ao estar no palco, você precisará enunciar suas palavras (falar claramente). Todas as emoções em seu rosto precisam ser formadas de maneira mais intensa, mas lembre-se de permanecer relaxado. Olhos, sorrisos, expressões faciais, gestos, etc., precisam ser mais expansivos e dramáticos do que os feitos na vida real. Ainda assim, tome cuidado ao atuar em frente a uma câmera. Nessa situação, é necessário mais sutileza, como na vida real, pois a câmera pega facilmente alguns detalhes de movimentos e expressões que dificilmente ficam boas em filmes.

5. TRANSFORME OS DETALHES EM ELEMENTOS IMPORTANTES

Ao atuar para uma audiência ao vivo ou em filme, será necessário fazer de tudo para que acreditem em seu personagem. Se o roteiro diz que alguém está falando demais, então demonstre um olhar irritado, talvez acompanhado com batidas impacientes de seu pé. Se é para estar perto das lágrimas, pisque forte, olhe para baixo e brinque com as roupas, tentando não piscar pouco antes de chorar. Pequenas atitudes são altamente notáveis, incluindo certos detalhes faciais muito expressivos. Trabalhe com todos os sentidos, use a música, passe maquiagem, apague as luzes; faça tudo o que puder para deixar o ambiente feliz ou triste, encaixando com o personagem caracterizado. Isso inclui mudar sua voz, o que pode ser facilmente feito ao passar algum tempo com pessoas que tenham o sotaque desejado. Outras medidas incluem aprender línguas diferentes ou conseguir um treinador de voz. Há também CDs e livros que ensinam o sotaque. 

6. TRABALHE NA PROJEÇÃO DA SUA VOZ

Posicione o gravador longe de você, pelo menos uns 6 metros. Comece a gravar e se afaste. Fale uma frase simples de ensaio. Continue com diferentes frases. Escute como você soa com a gravação. Aumente a dificuldade ao se afastar cada vez mais, estendendo sua projeção vocal. Lembre-se que as primeiras filas já são suas, você tem que conquistar as últimas. Imagine que existe uma senhorinha idosa que é surda de um dos ouvidos. Então, ela também precisará ouvir a sua fala.

7. RESPIRE E CONCENTRE-SE NA SUA VOZ

Faça numerosos aquecimentos para garantir a plena saúde das cordas vocais. Concentre-se em enunciar palavras de forma que sua voz permaneça clara. Pronuncie sentenças complexas como “Três pratos de trigo para três tigres tristes”. Tente falar isso com ou sem emoções. Então, escute sua gravação. A clareza é muito importante, portanto, pratique dizendo cada sílaba de “E-Nuh-Nnn-Css-Iii-Ay-Ting”. Lembre-se, porém, que enquanto estiver atuando você jamais pode fazer isso. Isto é só um exercício que deve ser feito em frente ao espelho com propósitos práticos.

8. PRATIQUE AS SUAS FALAS

  • Faça muitas cópias. Escreva suas falas e as imprima de forma a encontrar cópias em qualquer lugar. Guarde uma em sua mochila, na gaveta, perto da cama, no banheiro, na mesa da cozinha, nas paredes, em frente a sua janela favorita…
  • Leia suas falas sempre quando possível – antes de ir para a cama, ao acordar, ao esperar pelo ônibus, ao cozinhar. Recite as falas várias e várias vezes, lembrando de incluir entonação e expressões, tornando o personagem sua segunda personalidade ao entrar no palco.
  • Ao se deparar com uma fala muito longa, diga a primeira frase até se acostumar com a entonação. Então, adicione a próxima frase à primeira. Pratique a interpretação das duas primeiras frases até estar preparado para a próxima (ou comece com a última frase, e então as duas últimas. Dessa maneira, você se familiarizará com o final facilmente). Quando sentir que decorou tudo, comece a explorar o significado de tal passagem e melhore a interpretação.

9. CONHEÇA OS OUTROS ATORES

Tente conhecer diversos grupos de pessoas. Não é possível atuar como alguém totalmente desconhecido para você. Fale com pessoas com quem você normalmente não tenha contato; elas podem ensinar-lhe muito sobre a diversidade e mostrar-lhe diferentes perspectivas de nosso incrível mundo. 

10. APRENDA COM OS ATORES QUE VOCÊ CONHECE OU É FÃ

Aprender com os outros não é trapaça ou falta de personalidade. Assista a outros atores e veja o que eles fazem com as partes que lhes concedem; ao fazer isso, você aprenderá muito. Ver as coisas que eles fazem podem ajudá-lo a desenvolver seu próprio estilo de atuação, também lhe dando ideias para superar certos aspectos difíceis. Pergunte e peça por ajuda. A maioria dos atores estará disposta a lhe aconselhar.

Seja um apoiador: https://www.padrim.com.br/teatrocristaocriativo

— CONTATO —
teatrocristaocriativo@gmail.com

Facebook Comments