6 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ ATUANDO BEM TEATRO CRISTÃO CRIATIVO

TEATRO CRISTÃO | 6 sinais de uma boa atuação

E aí, artistas, beleza? Tudo bem com vocês? Eu sou o Thiago Matso e esse é mais um texto aqui no Teatro Cristão. Vem cá… você sabe se está atuando bem? Como saber isso? É difícil? Complicado?

Então, é justamente sobre isso que quero conversar com vocês! Separei 6 dicas para você analisar se está atuando bem de acordo como você ou o diretor quer no Teatro Cristão.

Você entende o texto e usa a imaginação

Você que é ator ou atriz de Teatro Evangélico sabe como é. Temos que conhecer bem a história da peça e o personagem que vamos atuar para que tudo saia de acordo como o autor imaginou e como o diretor deseja.

A partir desse entendimento, você usa a sua imaginação e criatividade para dar vida, para enriquecer o personagem que você irá representar. É ter em mente a importância de cada ator em cena e se dedicar para que tudo saia como planejado.

Você trabalha o pensamento do personagem

Depois de ler e entender a peça e o personagem, você começa a trabalhar no pensamento do personagem. É ai que entra a parte de laboratório e estudos. Então, você tem que testar tudo. Teatro Gospel é sério!

Testa a voz, o jeito de andar, o figurino, os gostos, os defeitos, expressões faciais, corporais… tudo o que o seu personagem pede para aquela história. Você começará a ver que e um caminho: entender o texto te leva a trabalhar o personagem.

Você tem ações espontâneas

O terceiro sinal de que você esta mandando bem na atuação no Teatro Evangélico é quando você começa a ter/fazer ações espontâneas com o personagem. Você não se prende somente ao roteiro. Você está entendendo tão bem o personagem que sabe exatamente o que ele faria naquele momento.

Powered by Rock Convert

Não confunda com improvisação. Não é disso que estou falando. Podemos também substituir ação espontânea por ação natural. Quando o personagem estiver muito forte na sua atuação, algumas ações vão parecer muito naturais. Aguarde!

Você muda o ritmo de fala de acordo com o espírito do personagem

Lembre-se do que eu já disse aqui: é um caminho. Depois de entender o texto, usar a imaginação para trabalhar o personagem, atuar de forma espontânea e natural, você vai saber exatamente como o personagem fala de acordo com o estado de espírito.

Não é só gritar quando o personagem está com raiva, não é só se lamentar chorando quando ele tá triste. Não! É o jeito que você faz que vai mostrar que você está atuando bem. Lembre-se da importância de passar a mensagem certa no Teatro Cristão.

Você cria uma memória afetiva do personagem

O quinto sinal de uma boa atuação é quando você começa a criar uma memória afetiva do personagem. É quando você vai além do roteiro que tem em mãos. Você alguma vez já se perguntou a razão de certo personagem que representou agir daquela forma?

Entendendo bem o personagem, você cria essa memória afetiva e vive as dores e alegrias dele. Você começa a entender o porquê dele fazer aquilo. A partir disso, o público não vê mais um ator ou atriz, ele vê realmente o personagem em cena.

Você sabe justificar tudo o que o seu personagem faz

Depois de criar uma memória afetiva, você vai conseguir justificar tudo o que o seu personagem faz ou fará na história da peça. Isso ajuda e muito à atuação não se tornar algo artificial, pelo contrário, a naturalidade será tão real que até mesmo você irá se surpreender.

Espero que essas dicas possam ter te ajuda. Quer aprender ainda mais? Compre o meu e-book com 25 DICAS PARA UM TEATRO CRISTÃO CRIATIVO.

Facebook Comments