TEATRO CRISTÃO O QUE É PAUSA DRAMÁTICA

TEATRO CRISTÃO | O que é PAUSA DRAMÁTICA?

E aí, Artista, tudo bem você? Comigo tá tudo ótimo! Eu sou o Thiago Matso e esse é mais um post aqui no Teatro Cristão Criativo. Vem cá! Você sabe o que é PAUSA DRAMÁTICA? Vamos aprender?!

PAUSA DRAMÁTICA não é buraco em cena, Artistas, é parte do que chamamos de SUBTEXTO. E é um detalhe que faz toda diferença no Teatro Evangélico.

Um tempo de processamento das informações

A pausa é um tempo de processamento das informações. Um intervalo de tempo que personagem leva para poder entender o que está passando.

Estudar quais são esses momentos no texto não tira a espontaneidade da ação (algo que devemos sempre buscar), todavia, se fechar numa maneira de agir durante o processamento do que está acontecendo sim, como quanto tempo durará o silêncio ou a reação que fará durante a ação.

A pausa dramática pode ser o “cair a ficha”, ou o “girar a chave”, é um momento do PERCEBER/ENTENDER. Geralmente é seguida por alguma mudança de intenção ou forma de agir do personagem, por que houve quebra da expectativa.

Powered by Rock Convert

Ela é como o silêncio graficamente representado numa partitura musical, não existe nota, mas a ausência do som compõem a obra. E você que trabalha com Teatro Cristão tem que saber o que é, como e quando usar.

Ajuda a controlar a impulsividade

Ela também ajuda a controlar a impulsividade em cena, pois te permite ter um tempo para pensar como o personagem. 

Visualize em sua mente: “Você está tendo um dia ótimo, cercado de amigos e boa música. Contudo, o seu telefone toca, você atende. Do outro lado da linha, uma voz fria e sem expressão diz “seu pai foi raptado, venha para casa rapidamente, precisamos de você.” [possível tempo de silêncio]” Percebam, processar que algo mudou a expectativa da ação querem um tempo. Esse tempo é a PAUSA DRAMÁTICA.

Deu para aprender? Espero que sim! Viva a arte!

— CONTATO —
teatrocristaocriativo@gmail.com

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Facebook Comments